Apresentação
Este projeto visa fomentar a frutífera colaboração entre professores Alemães, Franceses e Brasileiros inseridos nas instituições fluminenses, francesas e germânicas envolvidas no projeto. Esta sólida parceria de aproximadamente duas décadas, pode ser comprovada através de um número significativo de publicações bem qualificadas pelo Qualis-CAPES entre os membros da equipe, além de projetos de cooperação internacional financiados pela CAPES (CSF-PVE, CAPES-DAAD), participação em bancas (exames de qualificação, doutorado e mestrado), participação na já tradicional série de Seminários de Combinatória IME, e disciplinas ministradas em conjunto. Além disso, esta colaboração tem proporcionado aos estudantes brasileiros o contato com novas técnicas de ensino e o desenvolvimento de pesquisas resultantes de dissertações de mestrado e teses de doutorado orientadas em parceria por professores destes dois países. Neste projeto objetivamos o desenvolvimento de métodos computacionais para a genômica comparativa, onde abordamos um árido campo da genômica computacional – a análise simultânea de múltiplos conjuntos de dados em larga escala em um cenário comparativo. Deste relevante campo da ciência emergem diversas questões computacionais novas e difíceis de serem resolvidas, que envolvem modelagem, algoritmos e análises interpretativas. Além disso, pretendemos estudar modelos teóricos de controle de rede, através de aspectos em grafos tais como: dominação e dominação total, os quais são invariantes definidas a partir de um subconjunto de nós de uma rede satisfazendo propriedades particulares; e a coloração de grafos que está intimamente relacionada ao número de frequências distintas a serem utilizadas em antenas de uma rede. Por fim, também objetivamos a ampliação de nossa rede de colaboração com o estabelecimento de novas parcerias que possam além do desenvolvimento de pesquisa nos temas relacionados ao projeto, desenvolver técnicas inovadoras de ensino e popularização da Matemática. Os recursos do projeto serão utilizados para atrair pesquisadores do exterior, professores e estudantes talentosos que possam continuar colaborando com os alunos e pesquisadores brasileiros, através de missões de pesquisa e bolsas de estudo. O impacto esperado pelo projeto está inserido na formação de recursos humanos, no avanço das pesquisas dos temas envolvidos no projeto e na consequente produção de artigos científicos publicados em revistas no estrato principal da CAPES.
